Novidades

Imóveis e Construção

A Comunidade da Construção de Brasília (CCB) foi criada em 2003, por meio de uma parceria entre o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Distrito Federal (Sinduscon-DF) e a Associação Brasileira de Cimento Portland, regional Centro-Oeste (ABCP-CO). Atualmente, a CCB conta com mais de 20 associados, sendo oito deles empresas de construção associadas ao Sinduscon.

"A comunidade de Brasília tem focos diferentes das demais. Lidamos com problemas peculiares, como as condições climáticas e a baixa qualificação técnica", relata o coordenador da CCB, Dionyzio Klavdianos.

Um exemplo é a extensão do período de estiagem, que gera grandes variações térmicas e baixa umidade, e por isso, pedem técnicas diferentes na hora de construir. "É bom reforçar que apesar de termos muitos problemas, Brasília se destaca pelo dinamismo gerado pelo vasto campo existente para a prática. Somos uma cidade em constante processo de construção, com clientes exigentes e empresas sérias", enfatiza o coordenador da CCB.

Nestes três anos de existência, a CCB já é responsável por importantes estudos divulgados para o segmento. Em 2003, foi elaborado e distribuído o Manual do Concreto, que ensina aos construtores melhores formas de executar pedidos do material para a obra. "Quem adquiriu a cartilha e seguiu as sugestões teve melhoras significativas de produtividade", garante Klavdianos.

Para Sílvio Eduardo Alves, da MTD Engenharia, o manual foi essencial para facilitar a comunicação entre empresas de concretagem e construtoras. "A falta de especificações nos pedidos gerava erros e atrasos nas entregas, desperdícios e outras dificuldades.

Com a conscientização das construtoras, gerou-se, automaticamente, mais profissionalismo das concreteiras, aumentando a confiabilidade na entrega e nos prazos", resume Eduardo Alves, que também é associado à CCB.

Fonte: Jornal de Brasília


Política de qualidade